Quantidade de Páginas visitadas


Missão do Colégio de Aplicação da UEL


"Oferecer ensino formal, qualificado, gratuito e democrático nos níveis fundamental, médio e profissional; servindo de campo de experimentação pedagógica para a Universidade Estadual de Londrina, destinado a crianças, jovens e adultos, visando a preparação de pessoas para o EXERCÍCIO DA CIDADANIA".

 

História do Colégio de Aplicação da UEL


O Colégio Estadual Professor José Aloísio Aragão, mais conhecido como "Colégio de Aplicação da Uel", nasceu por iniciativa do Professor José Aloísio Aragão, docente da antiga Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Londrina, em 20 de junho de 1960 pelo Decreto 30.178, como Ginásio Estadual de Aplicação. Na época, funcionava junto à antiga Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, nas dependências do Grupo Escolar Hugo Simas. Atendia inicialmente apenas alunos do sexo feminino.

Sua fundação deu-se em obediência ao Decreto Federal de nº 9053/46, que determinava a criação de Colégios de Aplicação, junto a Instituições de Ensino Superior, com o objetivo de oferecer melhor formação profissional aos futuros educadores, com a função básica de servir de campo de experimentação pedagógica aos alunos de graduação e ao mesmo tempo oportunizar a comunidade, renovação e melhoria do Ensino Fundamental e Médio.

Em 18 de setembro de 1967, o então Ginásio de Aplicação foi elevado à categoria de Colégio de Aplicação pelo Decreto nº 6.779/67.

O Colégio de Aplicação, anexo à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, passou para a Fundação Universidade Estadual de |Londrina, criada pelo Decreto Estadual nº 18.110 de 28/01/70 e Reconhecida pelo Decreto Federal nº 69.324 de 07/10/71.

Hoje, o Colégio de Aplicação está incorporado como órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina (UEL), vinculado academicamente ao Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), sofrendo gerência Acadêmica da Secretaria de Estado da Graduação (SEED) e administrativa da Universidade Estadual de Londrina.






Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito